03/06/2010

PSP: ferimentos foram causados em desacatos entre os jovens - TVI

Notícia TVI/ IOL
A noite de violência registada este sábado no Bairro Alto tem rostos marcados. Os jovens arguidos por agressões à polícia acusam as autoridades, mas a PSP diz que os ferimentos foram causados por desacatos ocorridos antes da chegada ao local.
Segundo o auto de notícia a que o tvi24.pt teve acesso, a polícia diz que foi chamada devido a uma desordem com cerca de 15 indivíduos e que ao chegar ao local já alguns jovens apresentavam a «cabeça ensanguentada devido aos ferimentos, provavelmente causados pelos desacatos» alegadamente registados antes da chegada da polícia. A Polícia diz ainda que o pânico estava instalado na rua e que foi necessário chamar reforços.
Alguns dos jovens terão fugido e outros insistiram em permanecer no local atirando garrafas de vidro e pondo desta forma «em perigo» os agentes e as pessoas que ali estavam e que se tentavam proteger das garrafas, até porque era uma noite de fim-de-semana e o local estava «repleto de pessoas».
A polícia acusa ainda Pedro Pereira de atirar uma garrafa contra os agentes e de esta ter partido aos pés dos memos, sem, no entanto, causar ferimentos aos agentes. Ainda segundo a descrição dos factos feita pela polícia, os jovens terão insultado os agentes policiais de diversas formas e não terão acatado uma ordem para cessarem com os arremessos.
A polícia alega também que todos os indivíduos ficaram cientes dos factos que os levaram à detenção e que prescindiram de tratamento hospitalar. Os polícias apesar de todos os «empurrões» não sofreram qualquer ferimento. 

Do relatório, consta ainda a informação de que os cinco detidos prescindiram do direito de dar conhecimento do caso a familiares ou a um Advogado. Os jovens foram ainda levados à Polícia Judiciária onde foram retiradas as impressões digitais e as fotografias de referência.
Os jovens apresentam várias escoriações no rosto e no corpo. Marlene sofreu lesões num tímpano. Sérgio também sofreu lesões num tímpano e ficou ainda com um dente partido conforme foi possível confirmar no relatório médico.
A PSP informou que já mandou instaurar um inquérito , mas que os indícios não apontam para qualquer violência policial.
Este é o terceiro caso de suspeitas de violência policial apenas numa semana, sendo que dois dos casos foram registados na esquadra do Bairro Alto.

Sem comentários: