27/05/2010

Bloco questiona Rui Pereira sobre agressões de polícias no Bairro Alto

notícia de tvi24

Detido chefe da PSP do Porto
O Bloco de Esquerda dirigiu, esta quarta-feira, uma pergunta ao Ministério da Administração Interna sobre os dois jovens que foram espancados por polícias no Bairro Alto, notícia que foi avançada pelo tvi24.pt.
Os bloquistas consideram que a PSP cometeu um «excesso» ao tentar controlar o barulho que os jovens faziam. «Parece evidente que a abordagem dos agentes da PSP excedeu em muito a necessidade objectiva de controlar dois jovens que faziam muito barulho e teve consequências muito graves», diz o BE em comunicado.
Na questão assinada pela deputada Helena Pinto, o Bloco sublinha que «persistem relatos de cenas de violência policial completamente despropositada e sem nenhuma explicação directa». «Estas cenas colocam em causa direitos fundamentais dos cidadãos que a PSP deveria proteger e não são admissíveis numa sociedade democrática», critica.
PSP desmente ter espancado jovens no Bairro Alto
O BE quer explicações sobre a «força brutal e desproporcionada» contra dois jovens, por que razão não foram estes identificados na esquadra e por que não foram encaminhados para o hospital.
«Quais as medidas que o MAI vai tomar, no imediato, de modo a identificar estes agentes da PSP e proceder disciplinarmente e criminalmente?», questiona o Bloco de Esquerda, que pede ainda um esclarecimento sobre as medidas que o MAI vai implementar «de modo a colocar um fim aos abusos de uso da força por parte de agentes da PSP».

Sem comentários: